sexta-feira, 30 de outubro de 2009

organização geral

Pessoal essa uma descrição sumária das definições do guia, precisamos lançar as listas de cada período para que sejam produzidos os fichamentos e a marcação das obras nas plantas, de forma a ficar mais claro as manchas de crescimento urbano coma ocupação com os objetos arquitetônicos em cada momento.

SÃO PAULO: CIDADE E ARQUITETURA – UM GUIA


I – Da fundação à ferrovia
II – A cidade Moderna
. Cafeeira
. Industrial
III – A cidade Contemporânea


Além dos edifícios propriamente ditos, o guia mostrará especialmente e espacialmente como se processou o crescimento da cidade na história, o desenvolvimento de sua forma e como a formação de sua infra-estrutura viária definiu o sentido e a ocupação de seu crescimento. Esse processo será mostrado em três instâncias: crescimento territorial (em relação ao sítio natural – topografia e hidrografia), desenvolvimento da forma urbana (viário, quadras, bairros, parcelamento) e a arquitetura produzida de forma a explicitar o processo urbano.

Pontuando esse crescimento tem a produção dos objetos arquitetônicos. Estes serão apresentados explicitando as opções e ideologias da sociedade construindo sua cidade e suas formas de convivência. Em outras palavras, ao se folhear o guia devemos ter a noção exata de para onde e como a cidade está crescendo e que arquitetura (e espacialização de convivências) é produzida em cada um dos vetores de expansão, tanto nos usos quanto nos símbolos materializados nessas arquiteturas.

Com menos intensidade e focando somente os fatos realmente emblemáticos, o guia trará esculturas e conjuntos escultóricos que explicitam questões e identidade de fases ou trechos da cidade.

Cada um dos capítulos apresentará plantas da cidade na forma e porte da época. Nessas plantas tomamos conhecimento da morfologia da cidade e os principais edifícios que determinavam sua paisagem, bem como as pontuais obras escultóricas ou a ausência delas. Na abertura de cada capítulo, associada às plantas, os principais planos (ou intenções de) que definiram ao longo da história a forma de São Paulo.

Assim podemos observar como cada época definiu sua matéria urbana, sua cultura material. Também podemos observar as dimensões e proporções da cidade em tempos anteriores em relação à super metrópole atual (o guia contempla somente o município).

Nenhum comentário:

Postar um comentário